quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo

tomates
Antioxidante encontrado na fruta pode retardar envelhecimento
Uma pesquisa conduzida por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol.

Os cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle fizeram uma experiência com dez voluntários que, durante três meses, consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite.

Outros dez participantes tomaram apenas as 10 gramas de azeite.

Ao fim dos três meses, os especialistas britânicos fizeram exames de pele nos participantes e perceberam que os que haviam comido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno.

Dieta na Idade Média era 'mais saudável'

Verduras
Medievais consumiam mais verduras e menos gorduras
Um estudo realizado por um médico britânico sugere que a dieta das pessoas que viveram durante a Idade Média era mais saudável que a atual.

Segundo a pesquisa, realizada na região rural de Shropshire, no leste da Inglaterra, a dieta medieval, menos gordurosa, rica em verduras e com menos açúcar, era mais saudável para o coração que os alimentos processados e gordurosos consumidos nos dias de hoje.

"A dieta, combinada com o volume de trabalho, fazia o homem medieval sofrer menos risco de doenças cardíacas e diabetes que hoje em dia", afirma o médico Roger Henderson, responsável pela pesquisa.

Segundo o estudo, um camponês medieval comia em média dois pães, 220 gramas de carne ou peixe e quase dois litros de cerveja por dia, o equivalente a cerca de 3,5 a quatro mil calorias.

Além disso, a jornada diária de trabalho era de 12 horas, em média.

Consumo de cafeína pode dobrar risco de aborto, diz estudo

mulher grávida
Estudo recomenda abstinência de café durante gravidez
Um estudo conduzido por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína durante a gravidez pode dobrar as chances de aborto.

A pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Obstetrics, afirma que a ingestão de 200 mg de cafeína por dia – o equivalente a pouco mais de duas xícaras de café – já pode ser o suficiente para provocar o término da gravidez.

Os especialistas entrevistaram 1.063 mulheres, às quais pediram que dessem detalhes sobre o consumo de cafeína até a 20ª semana de gestação.

Eles descobriram que 102 mulheres já tinham abortado quando o questionário foi aplicado, enquanto que outras 70 perderam os bebês nos dias que se seguiram.

Entre as 264 mulheres que disseram não ter consumido cafeína, a porcentagem de aborto foi de 12,5% e entre as 164 que disseram ter ingerido 200 miligramas ou mais de cafeína por dia, 24,5% abortaram.

Consumo de cafeína pode prejudicar diabéticos, diz estudo

Xícara de café.
A cafeína pode aumentar o nível de glicose no sangue.
Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que o consumo de cafeína entre pacientes de diabetes tipo 2 pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

Publicada na revista científica Diabetes Care, a pesquisa, realizada na Duke University, nos Estados Unidos, monitorou o nível de açúcar em 14 pacientes diabéticos e sugere que o estimulante pode aumentar o nível de glicose diário em até 8%.

Para realizar o estudo, os cientistas deram dois tipos de comprimidos para os participantes: um placebo e uma cápsula de cafeína, equivalente a quatro xícaras de café.

Os participantes alternaram a ingestão das pílulas diariamente e tiveram os níveis de açúcar monitorados através de um sensor de glicose subcutâneo capaz de monitorar os níveis de glicose por um período de até 72 horas.

Dieta vegan protege pessoas com artrite, diz estudo

Frutas e vegetais fazem parte da dieta chamada "vegan"
Uma pesquisa de um instituto sueco sugere que as pessoas que sofrem de artrite reumatóide podem reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames se seguirem uma dieta vegan – nome dado à dieta vegetariana radical, em que não há consumo de carne, leite e seus derivados - e sem glúten.

Ataques cardíacos e derrames estão entre as principais causas de morte de pacientes que sofrem de artrite reumatóide, pois a inflamação causada pela doença tem impacto nas artérias.

Mas, segundo pesquisadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, o risco pode diminuir por meio de uma dieta sem produtos animais e sem o glúten, que pode ser encontrado no trigo, aveia, centeio e cevada.

O estudo, publicado na revista Arthritis Research and Therapy, afirma que aqueles que seguem esta dieta têm menos mau colesterol.

O mau colesterol é visto como o fator mais importante em problemas do coração, pois obstrui as artérias.

sábado, 22 de novembro de 2008

Amamentar reduz risco de câncer de mama, diz estudo

Amamentação
A amamentação traz benefícios para a mãe e para o bebê
Mães que amamentam seus filhos por um total de um ano reduzem em quase 5% os riscos de desenvolver câncer de mama, sugere uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença. Eles fizeram uma revisão de quatro estudos sobre amamentação e concluíram que amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver esse tipo de câncer em 4,8%.

De acordo com a pesquisa, os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos - amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães.

"Queremos levar adiante a mensagem de que amamentar é algo positivo que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de câncer de mama", disse Rachel Thompson, que coordenou o estudo.

"Reduzir o risco em 5% pode não parecer muito, mas quanto mais tempo uma mulher amamentar, mais irá reduzir esse risco", afirmou Thompson.

Fibra de frutas e vegetais pode combater câncer, diz estudo

 frutas e verduras
A pectina é uma fibra encontrada na maioria das frutas e verduras
Uma fibra encontrada na maioria das frutas e vegetais pode ajudar a evitar o câncer, segundo uma pesquisa britânica.

O estudo que ainda está sendo realizado pelo Institute of Food Research sugere que a pectina, uma fibra comum em vários alimentos, de batatas a ameixas, ajudaria a lutar contra a doença.

O coordenador da pesquisa, professor Vic Morris, usou microscópios de alta tecnologia para estudar a pectina e, segundo os resultados, um fragmento liberado pela fibra se liga a uma proteína associada a todos os estágios do câncer, chamada Gal3, inibindo-a.

"A maioria das alegações de que alimentos com efeitos contra o câncer são baseadas em estudos de populações. Para esta pesquisa, testamos um mecanismo molecular", disse o pesquisador.

Morris ainda está trabalhando na pesquisa, mas afirmou que existem provas suficientes de que muitos tipos de frutas e verduras têm propriedades contra o câncer.

A quantidade de pectina em frutas e verduras varia, mas as maçãs e laranjas teriam grandes quantidades, enquanto os morangos e as uvas teriam baixa concentração da fibra.

Probióticos protegem enfermos da pneumonia, diz estudo

Pneumonia
Respirar com ajuda de aparelhos aumenta o risco de pneumonia
Uma pesquisa sueca afirmou que probióticos podem proteger pacientes em estados clínicos graves da pneumonia.

Segundo o estudo do Hospital da Universidade de Lund, Suécia, as bactérias benéficas à saúde podem impedir que micróbios perigosos colonizem as vias respiratórias de pacientes gravemente doentes e que respiram com a ajuda de aparelhos.

A solução probiótica teve o mesmo bom desempenho que os antissépticos normais, usados para prevenir a contaminação por bactérias causadoras de pneumonia.

E, por serem mais naturais, os probióticos apresentaram menos efeitos colaterais.

As bactérias probióticas Lactobacillus plantarum 299 são normalmente encontradas na saliva e produtos fermentados.

Dieta de junk food durante gravidez prejudica criança, diz estud

Comida gordurosa
A dieta gordurosa pode afetar a saúde da criança
Um estudo realizado em ratos sugere que uma alimentação à base de junk food por mães durante a gravidez e a amamentação pode prejudicar, a longo prazo, a saúde da criança.

Segundo os pesquisadores da Royal Veterinary College, em Londres, uma dieta de junk food por parte de mãe pode causar problemas como obesidade, alto nível de colesterol e glicose e diabetes na criança.

A pesquisa ressalta ainda que alguns dos danos causados à saúde do bebê podem ser irreversíveis, mesmo que a criança tenha hábitos alimentares saudáveis.

"Parece que dieta da mãe durante a gravidez e amamentação é muito importante para a saúde da criança a longo prazo", disse Stephanie Bayol, que liderou o estudo.

"Sempre falamos que você é o que você come, mas na verdade pode ser verdade que você é o que sua mãe comeu", disse a pesquisadora.

O estudo está publicado na edição de julho da revista científica The Journal of Physiology.

Desejo por junk food pode passar de mãe para bebê, diz estudo

Os pesquisadores desaconselham excesso de junk food na gravidez
Mães que comem junk food durante a gravidez podem estar condenando os seus filhos a ter compulsão por adotar a mesma dieta, de acordo com testes feitos com animais de laboratório.

Pesquisadores do Royal Veterinary College, na Grã-Bretanha, descobriram que quando ratazanas grávidas são submetidas a uma dieta baseada em biscoitos, batatinha frita e doces, seus filhotes comem mais alimentos insalubres.

O estudo no British Journal of Nutrition demonstrou que o comportamento dos ratos foi "programado" no útero.

Dietistas destacaram a importância de uma dieta balanceada para futuras mães.

Os cientistas já demonstraram que, em seres humanos, dietas no princípio da vida podem, literalmente, definir nosso futuro, estabelecendo o risco de obesidade e doenças cardíacas.

Mas os mais recentes estudos sugerem que, pelo menos em ratos, comer demais dos alimentos errados na gestação de uma criança pode ser potencialmente prejudicial para o futuro dela.

domingo, 16 de novembro de 2008

Melancia pode ser 'Viagra natural', afirma cientista

Melancia
Ingrediente-chave da melancia contra a impotência é a citrulina
A melancia pode ter um efeito semelhante ao Viagra, segundo um cientista da universidade de Texas A&M, nos Estados Unidos.

Bhimu Patil, diretor do Fruit and Vegetable Improvement Center (Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais) da universidade, afirma que a melancia tem ingredientes que produzem efeitos nos vasos sangüíneos semelhantes aos do Viagra e podem também aumentar a libido.

"Quanto mais nós estudamos a melancia, mais nós percebemos o quanto essa fruta é maravilhosa em fornecer fortificantes ao corpo humano", diz Patil em uma reportagem publicada no site de divulgação do Programa de Agricultura da Universidade, Agnews.

"Nós sempre soubemos que a melancia é boa para a saúde, mas a lista dos benefícios da fruta cresce a cada novo estudo."

domingo, 14 de setembro de 2008

Dieta mediterrânea 'previne doenças crônicas'

Dieta mediterrânea
Dieta mediterrânea é rica em verduras, legumes, peixes e frutas
A chamada dieta mediterrânea – rica em legumes, verduras, frutas e peixes – ajuda a prevenir as doenças crônicas mais comuns, como Mal de Alzheimer, câncer, Mal de Parkinson e doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado no site da revista médica britânica BMJ (British Medical Journal).

Há anos, os hábitos alimentares das populações que vivem às margens do Mar Mediterrâneo têm a reputação de ser um modelo de alimentação saudável e de contribuir para uma saúde e uma qualidade de vida melhores.

Tradicionalmente, a dieta mediterrânea costuma ser rica em azeite de oliva, grãos, frutas, nozes, legumes e peixe, além de preconizar um consumo moderado de álcool e baixo de carnes vermelhas e laticínios.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que a dieta mediterrânea pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e câncer, mas ainda não havia sido realizada uma meta-análise, ou seja, uma avaliação de vários outros estudos já publicados.

Chá verde reduz riscos de doenças cardíacas, diz estudo

O chá verde é amplamente consumido no Japão
O consumo de chá verde pode reduzir substancialmente os riscos de várias doenças cardíacas, de acordo com um estudo japonês.

A pesquisa, publicada no Journal of the American Medical Association, envolveu 40 mil pessoas e descobriu que o risco de doenças cardiovasculares fatais pode ser reduzido em mais de 25%.

Mas especialistas britânicos afirmam que os benefícios podem estar ligados à dieta dos japoneses como um todo, que é mais saudável do que a adotada no Ocidente.

O chá é a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Três bilhões de quilos de chá são produzidos anualmente no mundo todo.

Estudos realizados em laboratórios e em animais sugeriram que o chá verde, particularmente, traz benefícios mais amplos à saúde.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo

tomates
Antioxidante encontrado na fruta pode retardar envelhecimento
Uma pesquisa conduzida por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol.

Os cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle fizeram uma experiência com dez voluntários que, durante três meses, consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite.

Outros dez participantes tomaram apenas as 10 gramas de azeite.

Ao fim dos três meses, os especialistas britânicos fizeram exames de pele nos participantes e perceberam que os que haviam comido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno.

O procolágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas.

“A dieta à base de tomate aumentou o nível de procolágeno na pele significantemente, podendo retardar o envelhecimento da pele”, disse a professora Lesley Rhodes, dermatologista na Universidade de Manchester.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Corante de hambúrguer pode causar câncer'

O corante é encontrado em hambúrgueres e salsichas
A substância E128, também conhecido como Vermelho 2G, usada como corante em hambúrgueres e salsichas pode causar câncer, segundo alerta da Autoridade Européia de Segurança Alimentar.

O painel da organização especialista em aditivos alimentícios recomendou que o corante não fosse mais considerado seguro para o consumo humano.

A Agência Britânica de Padrões Alimentares está atualmente investigando se ainda são vendidos na Grã-Bretanha produtos que contém E128 .

Segundo as atuais leis da União Européia, quantidades limitadas do Vermelho 2G são permitidas para o uso em salsichas com um mínimo de conteúdo de cereais de 6% e em carne de hambúrguer com um mínimo de conteúdo de vegetais e/ou cereais de 4%

Espinafre é bom para aumentar os músculos, diz estudo

marinheiro Popeye come espinafre para ficar forte
Cientistas testaram tese do marinheiro Popeye
Um estudo americano diz ter comprovado que o espinafre pode ajudar a aumentar os músculos.

A tese, defendida nos desenhos animados do marinheiro Popeye, foi testada em laboratórios por especialistas da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey.

Os cientistas extraíram esteróides encontrados nas folhas da verdura e avaliaram sua ação quando em contato com amostras de tecido muscular humano.

Eles perceberam que os esteróides aumentaram a velocidade do crescimento dos músculos em até 20%.

Os especialistas acreditam que o esteróide age diretamente sobre proteínas, transformando-as em massa muscular.

O estudo, publicado pela New Scientist, repetiu os testes com ratos e observou que o efeito foi o mesmo.

Os pesquisadores afirmaram, no entanto, que quem deseja contar com a ajuda do espinafre para ficar mais forte deve comer pelo menos 1 quilo da verdura diariamente.

Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo

Amendoim
Amendoins podem afetar o sistema imunológico da criança
Uma pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirma que grávidas que comem nozes ou amendoim todos os dias podem aumentar em 50% o risco de o filho desenvolver asma.

Cerca de 4 mil mulheres grávidas responderam um questionário sobre a dieta que seguiam e seus filhos foram monitorados durante oito anos.

Os resultados da pesquisa sugerem que os fortes alérgenos encontrados em algumas nozes podem fazer com que o feto tenha tendência a alergias.

Os pesquisadores compararam as mulheres que comiam nozes todos os dias durante a gravidez com as mulheres que consumiam "raramente" e descobriram que havia um aumento de entre 40% e 60% nas chances de sintomas de asma em geral, respiração difícil e uso de esteróides nos filhos.

"Ainda é muito cedo para fazer recomendações sobre o que evitar (durante a gravidez), mas é importante que as mulheres grávidas tenham uma dieta saudável e, como ocorre com outros alimentos, nunca é bom em demasia", diz a pesquisadora Saskia Willers, que liderou o estudo

sábado, 12 de julho de 2008

Vegetais 'inibem endurecimento das artérias'

Vegetais
Dieta reduziu em 38% gordura em artérias de camundongos
A ingestão de vegetais pode prevenir o endurecimento das artérias, segundo uma pesquisa americana publicada no último número da revista científica Journal of Nutrition.

Os pesquisadores descobriram que camundongos alimentados com uma mistura de vegetais, incluindo cenouras e ervilhas, tiveram uma redução média de 38% nos depósitos de gordura nas artérias.

A evidência sobre o efeito da dieta no desenvolvimento de arteriosclerose em humanos ainda não é clara, mas acredita-se que comer frutas e verduras é bom para proteger contra doenças do coração.

Os pesquisadores da Wake Forest School of Medicine analisaram o efeito da dieta sobre as doenças no coração de camundongos que haviam sido especialmente criados para desenvolver arteriosclerose – a formação de placas de gordura nas artérias que podem eventualmente bloquear a passagem de sangue e que leva a ataques do coração e a derrames.

Nozes combatem danos de gordura nas artérias

Nozes
Nozes trazem mais benefícios que azeite, segundo a pesquisa
Comer nozes após a refeição pode ajudar a diminuir os malefícios causados às artérias por comidas gordurosas, de acordo com um estudo.

Os pesquisadores recomendam uma dose diária de 28 gramas de nozes.

O estudo foi realizado pelo Hospital Clínico da Universidade de Barcelona, com financiamento parcial da Comissão da Noz da Califórnia, e publicado na revista da Universidade Americana de Cardiologia.

Para o estudo, foram recrutados 24 adultos, metade com níveis normais de colesterol e a outra metade com níveis moderadamente altos.

Repolho pode prevenir câncer de pulmão, diz estudo

Repolho é rico em substâncias químicas que agem como protetores naturais
Repolho é rico em substâncias químicas que agem como protetores naturais
O consumo de repolho e outras verduras da mesma "família" pode reduzir o risco de câncer de pulmão em 70% das pessoas, indica um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em francês), publicado no jornal científico Lancet.

Essas verduras, chamadas crucíferas, já haviam sido associadas à redução dos índices da doença, mas a razão não havia sido descoberta até essa pesquisa.

Os cientistas envolvidos no estudo concluíram que comer verduras crucíferas pelo menos uma vez por semana reduz o risco de câncer em pessoas com versões inativas de dois genes presentes em 70% das pessoas.

Sardinha em lata faz bem para os olhos do bebê, diz estudo

Sardinha em lata faz bem para os olhos do bebê, diz estudo
Cientistas acham que óleo ajuda os olhos
Cientistas acham que óleo ajuda os olhos

O consumo de sardinha enlatada por mulheres grávidas ajuda a melhorar a visão dos bebês, afirmam cientistas britânicos.

Eles encontraram uma relação entre o bom desenvolvimento visual das crianças e a ingestão pelas mães de peixes embebidos em seu próprio óleo.

O óleo de alguns tipos de peixes, como a sardinha, o salmão e a truta, contém altas concentrações de uma substância que os cientistas acreditam fazer bem à visão.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Ômega 3 'detém câncer de próstata', diz estudo

Salmão
O salmão está entre os peixes cuja carne é rica em gordura ômega 3
Uma dieta rica em peixes gordurosos – como salmão, atum, cavala e anchova, entre outros – pode reduzir as chances de se desenvolver as formas mais agressivas de câncer de próstata, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paterson, na Grã-Bretanha.

O estudo, publicado pela revista especializada British Journal of Medicine, indica que as células cancerosas não conseguem migrar para tecidos saudáveis quando o paciente tem uma alimentação rica em gorduras do tipo ômega 3, encontradas nos peixes gordurosos.

Os cientistas, baseados no Hospital Christie, de Manchester, testaram os efeitos de dietas ricas em dois tipos de gordura, a ômega 3 e a ômega 6, encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais.

No entanto, o efeito da gordura Ômega 6, que também traz importantes benefícios para a saúde, em pacientes de câncer de próstata é o inverso: o estudo indica que a transmissão das células doentes para a medula óssea foi aumentada

Gordura anula efeito da vitamina C, diz estudo

Laranjas, fonte de vitamina C
A laranja é uma boa fonte de vitamina C
A presença de gordura no estômago pode cortar os efeitos anticancerígenos da vitamina C, segundo um estudo da Universidade de Glasgow.

Fazendo experiências em laboratório, uma equipe de cientistas simulou o que acontece no estômago humano, e descobriu que a vitamina C (ácido ascórbico) neutraliza compostos com potencial cancerígeno que são formados quando a saliva e o alimento se misturam com o ácido no estômago.

Mas quando eles acrescentaram gordura à mistura, o ácido ascórbico não foi capaz de transformar os componentes nocivos em substâncias inofensivas.

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da Society of Experimental Biology.

Gosto por legumes e frutas começa no útero, diz pesquisa

Brócolis
Crianças aprendem a gostar do sabor de legumes ainda no útero
Os bebês podem se acostumar a comer frutas e legumes mesmo antes de nascer, com a ajuda das mães, segundo uma pesquisa publicada na edição deste mês da revista americana Pediatrics.

Segundo a pesquisa, liderada por Julie Menella, do Monell Chemical Senses Center, o gosto das frutas e legumes passa para o líquido amniótico, no útero, ainda durante a gravidez, e também para o leite materno, no período de amamentação.

A cientista afirma que as crianças "aprendem" a gostar dos legumes e frutas por serem expostas ao gosto, com freqüência, desde pequenas.

"Os sabores da dieta materna são transmitidos pelo líquido amniótico e pelo leite materno", diz. "O bebê aprende a gostar de determinados alimentos quando a mãe os ingere de maneira regular."

Estudo liga deficiência de ácido fólico à demência

Brócolis
Brócolis é um dos alimentos ricos em ácido fólico
Pessoas com deficiência de ácido fólico – uma forma de vitamina B encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes – têm três vezes e meia mais chances de apresentar demência, sugere um estudo publicado na revista especializada Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

O estudo liderado pela Escola de Medicina da Universidade Nacional Chonnam, em Gwangju, na Coréia do Sul, acompanhou 518 idosos por dois anos.

Segundo os pesquisadores, cerca de 3,5% dos idosos apresentavam deficiência de ácido fólico no início do estudo. Ao fim, eles tinham probabilidade 3,5 vezes maior de ter desenvolvido demência do que os outros.

O governo britânico atualmente considera a hipótese de adicionar a vitamina a pães e farinha. O ácido fólico já é recomendado para mulheres grávidas para ajudar a evitar deficiências na espinha de fetos, mas cada vez mais pesquisas sugerem que a vitamina também ajudaria a combater a demência.

Os pesquisadores, no entanto, não sabem se os baixos níveis de ácido fólico encontrados nos idosos seriam a causa ou apenas um sintoma da demência.

Já há outros estudos relacionando os níveis de ácido fólico ao Mal de Alzheimer, mas sua deficiência também poderia ser um sintoma da doença.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

'Vida de excessos' eleva casos de câncer entre britânicos

Banhistas tomam sol na praia
Incidência de melanomas subiu 43% entre 1995 e 2004
Excessos no consumo de alimentos, de álcool e abuso na exposição ao sol estão provocando um aumento na incidência de alguns tipos de câncer entre britânicos, alertam especialistas.

O número de casos de melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele, subiu 54% em uma década, de acordo com dados da entidade beneficente de fomento a pesquisas Cancer Research UK.

Em 2004, houve 8.939 casos de melanomas malignos na Grã-Bretanha, comparados com 5.783 em 1995.

Segundo a entidade, a incidência de câncer da boca, associado ao fumo e à bebida, subiu 23%.

O total de casos de câncer no rim e no útero - ambos associados à obesidade - também mostraram rápido crescimento nos últimos dez anos, de 14% e 21%respectivamente.

Chocolate protege diabéticos contra doenças cardíacas, diz estudo

Chocolate
Os flavonóides são encontrados no cacau e podem ajudar os diabéticos
O consumo de uma xícara de chocolate amargo enriquecido pode ajudar diabéticos a prevenir doenças cardíacas, segundo um estudo conduzido por cientistas alemães.

O estudo, publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology, sugere que compostos conhecidos como flavonóides, presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate, seriam os responsáveis pela ação benéfica da bebida.

Os flavonóides impulsionam o aumento da produção de óxido nítrico - uma substância química produzida pelo corpo que atua no relaxamento e dilatação das artérias.

Os cientistas ressaltaram que a função arterial é geralmente prejudicada pela diabetes por causa do alto nível de açúcar no sangue, que impede a dilatação das artérias e pode resultar em um aumento na pressão arterial.

De acordo com os resultados da pesquisa, o consumo de chocolate – considerado um alimento a ser evitado por pacientes diabéticos – enriquecido com flavonóides, demonstrou ser eficaz na normalização das funções arteriais dos diabéticos, o que ajudaria a prevenir doenças cardíacas

Hipertensão é 'epidemia silenciosa', diz relatório

União Européia quer reduzir os gastos com tratamentos
A hipertensão representa uma "epidemia silenciosa" – cerca de 70% das pessoas que sofrem da doença desconhecem ter o problema.

A conclusão foi apresentada em um relatório ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, que analisa possíveis medidas para combater as doenças circulatórias e do coração.

Tais enfermidades matam 1,9 milhão de pessoas por ano na União Européia, segundo dados apresentados pelo membro do Parlamento Europeu Georgs Andrejevs, da Letônia.

Ao redor do mundo, a alta pressão sangüínea atinge aproximadamente 1 bilhão de pessoas, número que deve aumentar em 60% até 2025.

"As conclusões significativas do relatório Impacto da Alta Pressão Sangüínea demonstram a urgência para a necessidade de uma ação política nessa área", disse Andrejevs.

"O relatório destaca o impacto global e os desafios da hipertensão na saúde dos cidadãos e alerta para o perigo de negligenciar o efeito da hipertensão como um mero sintoma."

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Alergia a glúten duplica mortalidade

Quem sofre de doença celíaca deve evitar pão
Quem sofre de doença celíaca deve evitar pão
Estudo publicado na última edição do jornal médico inglês The Lancet conclui que índice de mortes entre pacientes que sofrem de doença celíaca - alergia ao glúten existente na farinha de trigo, aveia, etc. - é duas vezes mais alto do que no resto da população.

Esta conclusão contraria a opinião geral de que a doença não é perigosa.

O resultado da pesquisa indica a necessidade de se diagnosticar a doença o mais cedo possível.

Freqüentemente os médicos só reconheçam os sintomas vitais da doença quando ela já está num estágio avançado.

Erro no diagnóstico

Comer certos alimentos que incluem glúten, como o trigo, afeta a superfície dos intestinos de uma pessoa que sofra de doença celíaca.

Em conseqüência, a capacidade de absorção dos nutrientes vitais de todos os alimentos fica afetada.

O resultado desta pesquisa enfatiza a necessidade de se diagnosticar a doença cedo.

Desta forma, os pacientes podem começar uma dieta alimentar rigorosa, livre de qualquer alimento que contenha glúten.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Comer peixe na gravidez pode ajudar criança, diz estudo

Consumir peixe na gravidez tem benefícios duradouros para a criança
Consumir peixe e frutos do mar durante a gravidez pode trazer benefícios a longo prazo para a criança, segundo uma pesquisa britânica.

Crianças de mães que se alimentaram com muito peixe durante a gravidez apresentaram melhores índices de habilidades sociais e de comunicação aos sete anos de idade, segundo o estudo publicado na revista científica Lancet.

Os resultados pode ajudar a contrapor os temores de que o consumo de peixe durante a gravidez oferece eventuais riscos de intoxicação para mulheres grávidas.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos fizeram questionários a 11.875 mulheres grávidas sobre o consumo de peixe e frutos do mar.

Os cientistas acompanharam as habilidades sociais, de comunicação, de coordenação motora e o QI dos filhos e filhas dessas mulheres até a idade de oito anos.

Fatores sócio-econômicos também foram levados em conta além de informações sobre a dieta das mulheres.

Crianças de mães que consumiram menos de 340 gramas de peixe e frutos do mar por semana apresentaram um aumento de 48% no risco de acabarem no grupo de mais baixo desempenho em termos de inteligência verbal.

Um baixo consumo de peixe e frutos do mar durante a gravidez também foi associado ao aumento do risco de a criança apresentar índices baixos de comportamento e de desenvolvimento motor, de comunicação e sociabilidade.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Dieta mediterrânea 'diminui risco de asma em crianças'

futas, legumes, peixes - a dieta mediterrânea
Dieta é rica em frutas, peixes, legumes e verduras
Mulheres que adotam a dieta mediterrânea durante a gravidez – rica em peixes, frutas e legumes - podem estar ajudando a proteger seus filhos contra asma e outras alergias, apontou um estudo conduzido por pesquisadores gregos.

Os cientistas da Universidade de Creta analisaram 468 mulheres e seus filhos da gravidez até as crianças completarem seis anos e meio de idade.

O estudo, publicado na revista Thorax, mostrou que a incidência de asma e outras alergias respiratórias foi 78% menor entre as crianças cujas mães tinham consumido grande quantidade de frutas, verduras, legumes, peixes e nozes durante a gestação.

Em contrapartida, os pesquisadores observaram que a manifestação da asma foi maior entre os filhos das gestantes que haviam comido carne vermelha de três a quatro vezes por semana.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Melancias quadradas

Melancias quadradas
Novidade não sai por menos de US$ 83
Novidade não sai por menos de US$ 83

Um agricultor japonês desenvolveu melancias quadradas que estão sendo vendidas a preço de ouro no Japão.

Há 20 anos, o agricultou, da ilha de Shikoku, teve a idéia de dar formas mais retas à frutas para que elas pudessem ser guardadas nas geladeiras dos consumidores.

Além disso, o formato redondo dificultava que se cortasse a melancia.

Para mudar o design das frutas, os fazendeiros as cultivaram dentro de caixas de vidro.


...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

domingo, 8 de junho de 2008

Fibras 'reduzem risco de câncer de mama em 50%

Pão
O pão integral é uma boa fonte de fibras
Mulheres que ainda não passaram pela menopausa e que comem grande quantidade de fibras podem ter o risco de câncer de mama reduzido pela metade, sugeriu estudo da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha.

O estudo, com 35 mil mulheres, constatou que as mulheres que ingeriam 30 gramas de fibra por dia tinham a metade do risco daquelas que ingeriam menos de 20 gramas.

Os pesquisadores recomendam às mulheres que aumentem sua ingestão diária de fibras.

Especialistas disseram que o estudo divulgado no International Journal of Epidemiology traz mais evidências dos benefícios de uma dieta saudável.

Os britânicos ingerem em média 12 gramas de fibra por dia.

Para consumir, 30 gramas de fibra, uma pessoa precisa comer um cereal de alta concentração de fibras no café da manhã; trocar o pão branco ou de centeio por pão integral e certificar-se de que está ingerindo cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Comer agrião pode diminuir risco de câncer, diz pesquisa

Agrião
Agrião aumenta a quantidade de antioxidantes benéficos
Consumir agrião regularmente pode ajudar a diminuir as chances de desenvolver câncer, segundo uma pesquisa realizada na Irlanda do Norte.

O trabalho da Universidade de Ulster sugere que o agrião reduz o dano ao DNA de glóbulos brancos - considerados como um importante fator que pode desencadear o desenvolvimento do câncer.

O agrião parece aumentar os níveis de compostos benéficos no sangue e cortar os níveis dos compostos danosos.

A pesquisa foi encomendada por uma organização chamada Watercress Alliance (Aliança do Agrião) e publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition. Outros cientistas checam as pesquisas antes da publicação na revista.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

terça-feira, 3 de junho de 2008

O milho e suas riquezas

PRODUTIVIDADE

Em relação ao cultivo de milho, resultados bastante positivos estão sendo apresentados por agricultores do Centro-Sul do país. Com a ajuda de avançadas técnicas, eles registraram um rendimento recorde, em torno de 2,9 ton/ha. Isso comprova a viabilidade dos números de uma pesquisa realizada pelo IBGE, que estima um potencial de 40 milhões de toneladas para a atual área plantada com milho no Brasil.

Para que isso seja possível, basta utilizar a tecnologia existente nas diversas etapas de produção: semente adequada, cuidados com solo, cultura, colheita e armazenamento. Mercado para o consumo deste grande volume de milho é o que não falta.





RIQUEZA DO GRÃO

O grão de milho, quando cortado na vertical, revela seus componentes básicos. São eles:


Endosperma - corresponde à maior parte do grão de milho e é composto basicamente de amido (quase 61%), além de outros 7% de glúten que envolve os granulos de amido e de pequena porcentagem de gordura e demais componentes.

Película - é a parte que recobre o grão. Devidamente processada, ela é empregada como ingrediente em rações animais.

Água - corresponde a aproximadamente 16% do grão de milho. A água também é utilizada no processo inicial de maceração. O liquor resultante da maceração é rico em vitaminas, especialmente do complexo B. Ele é normalmente usado em rações, além de ser aplicado na fabricação de antibióticos

Germe - é a parte vegetativa do grão e fonte de óleo do milho. O germe é um componente importante para alimentos, produtos farmacêuticos e aplicações industriais. As frações remanescentes do germe são processadas e podem ser utilizadas como ingredientes em rações animais.

Fonte: Abimilho

domingo, 1 de junho de 2008

Missoshiru previne o câncer de mama, diz estudo

O missoshiru é a sopa japonesa mais conhecida
O missoshiru é a sopa japonesa mais conhecida

Tomar a sopa japonesa missoshiru pode reduzir o risco de câncer de mama, segundo uma pesquisa feita no Japão.

O Missoshiru é uma sopa de soja que é preparada misturando missô, uma massa feita com grãos de soja, e água fervente. Algas marinhas, legumes e tofu (queijo feito de soja) também são adicionados ao líquido.

A maioria dos japoneses toma a sopa diariamente.

Os pesquisadores do Centro Nacional de Câncer do Japão acompanharam os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres entre 40 e 59 anos por dez anos.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

O CEREAL QUE ENRIQUECE A ALIMENTAÇÃO HUMANA




Consumido pelos povos americanos desde o ano 5 mil a.C., o milho foi a alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos. Os Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e religião e grande parte de suas atividades diárias eram ligadas ao seu cultivo.


Com a descoberta da América e as grandes navegações do século XVI, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz.

No Brasil, o cultivo do milho vem desde antes do descobrimento. Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros.
No final da década de 50, graças a uma grande campanha em favor do trigo, o cereal começou a perder espaço na mesa brasileira. Atualmente, embora o nível de consumo do milho no Brasil venha crescendo, ainda está longe de ser comparado a países como o México e aos da região do Caribe.

O milho é um dos cereais mais cultivados em todos os continentes. Originário da América, espalhou-se por outras regiões logo após o Descobrimento. Cristóvão Colombo trouxe as primeiras sementes à Europa, e os portugueses as levaram até a Ásia. Encontramos hoje aproximadamente 150 espécies de milho, com grande diversidade de cor e formato dos grãos. É um cereal fácil de ser plantado e colhido, seja ele milho duro, doce ou de pipoca.

Muito energético, o milho traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido. As cascas dos grãos são ricas em fibras. Cada 100 gramas do alimento tem cerca de 360 Kcal, sendo 70% de glicídios, 10% de protídeos e 4,5% de lipídios.

Veja a matéria completa no site da Abimilho

Mel é o 'melhor remédio para tosse', diz estudo

mel de abelhas
Mel é reconhecido há séculos por propriedades terapêuticas
Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o mel é o melhor remédio para tosse.

Cientistas da Universidade Estadual da Pennsylvania dizem que componentes encontrados no líquido viscoso e açucarado, reconhecido há séculos por suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e atuam como antioxidantes.

O estudo, publicado na revista especializada Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, analisou 105 crianças entre 2 e 18 anos com tosse forte e freqüente durante a noite.

Os participantes foram divididos em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo, uma de xarope industrializado à base de dextrometorfano (DM) – substância encontrada em vários xaropes existentes no mercado -, e, o terceiro, um medicamento placebo.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pesquisa diz que alho realmente ajuda a evitar resfriado

Alho é usado no tratamento contra gripe
Alho é usado no tratamento contra gripe

Cientistas do Garlic Centre em East Sussex, ao sul de Londres, revelaram num estudo que pessoas que tomam uma pílula de alho por dia estão menos propensas a resfriados comuns.

Embora o alho seja usado, tradicionalmente, no tratamento contra a gripe, essa é a primeira evidência mais clara de suas propriedades medicinais.

De acordo com a pesquisa, realizada com 146 voluntários, uma pílula de alho, tomada diariamente, ajudaria a reduzir em mais de 50% o risco de se contrair um resfriado.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

domingo, 11 de maio de 2008

Consumo de leite aumenta chance de gêmeos, diz estudo

Freqüência de gêmeos vem crescendo nos últimos 30 anos
Uma dieta rica em produtos lácteos aumenta significativamente a chance de uma mulher gerar gêmeos, segundo uma pesquisa publicada na última edição da revista científica Journal of Reproductive Medicine.

O estudo, conduzido pelo médico Gary Steinman, do Long Island Jewish Medical Center, de Nova York, mostrou que as mulheres que bebem leite regularmente têm cinco vezes mais chances de gerar gêmeos do que as mulheres que não consomem produtos animais.

O número de gêmeos no mundo cresceu significativamente nos últimos 30 anos. Em alguns países, o aumento foi de mais de 50%.

Alguns cientistas sugerem que os tratamentos para infertilidade e a ocorrência de gravidezes tardias poderiam explicar o aumento. Mas esta nova pesquisa indica que a dieta também pode ser um fator.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Substância na pimenta anestesia sem afetar movimento, diz pesquisa

pimenta
Capsaicina poderia ser utilizada na anestesia peridural
Uma substância encontrada na pimenta pode ter efeitos anestésicos sem causar a perda de movimentos ou da sensação do toque, sugerem pesquisadores americanos.

As anestesias locais convencionais afetam todas as células nervosas, enquanto a capsaicina, substância química encontrada na pimenta, age apenas nos receptores da dor.

Os pesquisadores da Universidade de Harvard fizeram uma experiência usando a molécula QX-314, que funciona como anestésico, mas é grande demais para penetrar nas células nervosas para bloquear a dor.

Os cientistas combinaram a molécula com a capsaicina – substância que faz a pimenta ter o gosto ardido - e que pode abrir um canal na parede das células nervosas, de tamanho suficiente para permitir a penetração da QX-314.

Os cientistas observaram que a molécula agiu apenas nos neurônios receptores da dor e não em todas as células nervosas, o que poderia afetar sensação do toque e movimentos.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Soja e feijão podem prevenir câncer de pulmão, diz estudo

Soja
Vegetais ricos em fitoestrógenos ajudam a evitar tumores
Novos estudos sugerem que uma dieta rica em vegetais como feijões e soja poderia reduzir o risco de câncer de pulmão.

Uma pesquisa com 3 mil pessoas nos Estados Unidos mostrou que aqueles que consomem maiores quantidades desses alimentos têm menos risco de desenvolver a doença.

O efeito protetor seria capaz de diminuir em até 46% os riscos de desenvolvimento de um câncer de pulmão.

A pesquisa, coordenada por uma equipe do Centro Anderson para o Câncer da Universidade do Texas, foi publicada no Journal of the American Medical Association.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Soja preta pode diminuir risco de diabete, diz estudo

Planta de soja
A soja preta é usada na medicina oriental tradicional como tratamento da diabete
Consumir soja preta pode diminuir os níveis de gordura e colesterol e pode ajudar a evitar diabetes, segundo uma pesquisa sul-coreana.

Já se sabia que a soja amarela diminuía os níveis de colesterol. A soja preta é usada na medicina oriental tradicional como tratamento da diabete.

O estudo da Universidade Hanyang, de Seul, descobriu que ratos que tiravam 10% de sua energia da soja preta ganharam metade do peso em comparação aos ratos que não consumiam o grão.

A pesquisa foi publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com