sexta-feira, 13 de junho de 2008

Comer peixe na gravidez pode ajudar criança, diz estudo

Consumir peixe na gravidez tem benefícios duradouros para a criança
Consumir peixe e frutos do mar durante a gravidez pode trazer benefícios a longo prazo para a criança, segundo uma pesquisa britânica.

Crianças de mães que se alimentaram com muito peixe durante a gravidez apresentaram melhores índices de habilidades sociais e de comunicação aos sete anos de idade, segundo o estudo publicado na revista científica Lancet.

Os resultados pode ajudar a contrapor os temores de que o consumo de peixe durante a gravidez oferece eventuais riscos de intoxicação para mulheres grávidas.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos fizeram questionários a 11.875 mulheres grávidas sobre o consumo de peixe e frutos do mar.

Os cientistas acompanharam as habilidades sociais, de comunicação, de coordenação motora e o QI dos filhos e filhas dessas mulheres até a idade de oito anos.

Fatores sócio-econômicos também foram levados em conta além de informações sobre a dieta das mulheres.

Crianças de mães que consumiram menos de 340 gramas de peixe e frutos do mar por semana apresentaram um aumento de 48% no risco de acabarem no grupo de mais baixo desempenho em termos de inteligência verbal.

Um baixo consumo de peixe e frutos do mar durante a gravidez também foi associado ao aumento do risco de a criança apresentar índices baixos de comportamento e de desenvolvimento motor, de comunicação e sociabilidade.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Nenhum comentário: