segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Nozes na gravidez aumentam risco de asma, diz estudo

Amendoim
Amendoins podem afetar o sistema imunológico da criança
Uma pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, afirma que grávidas que comem nozes ou amendoim todos os dias podem aumentar em 50% o risco de o filho desenvolver asma.

Cerca de 4 mil mulheres grávidas responderam um questionário sobre a dieta que seguiam e seus filhos foram monitorados durante oito anos.

Os resultados da pesquisa sugerem que os fortes alérgenos encontrados em algumas nozes podem fazer com que o feto tenha tendência a alergias.

Os pesquisadores compararam as mulheres que comiam nozes todos os dias durante a gravidez com as mulheres que consumiam "raramente" e descobriram que havia um aumento de entre 40% e 60% nas chances de sintomas de asma em geral, respiração difícil e uso de esteróides nos filhos.

"Ainda é muito cedo para fazer recomendações sobre o que evitar (durante a gravidez), mas é importante que as mulheres grávidas tenham uma dieta saudável e, como ocorre com outros alimentos, nunca é bom em demasia", diz a pesquisadora Saskia Willers, que liderou o estudo

Nenhum comentário: