quinta-feira, 19 de junho de 2008

'Vida de excessos' eleva casos de câncer entre britânicos

Banhistas tomam sol na praia
Incidência de melanomas subiu 43% entre 1995 e 2004
Excessos no consumo de alimentos, de álcool e abuso na exposição ao sol estão provocando um aumento na incidência de alguns tipos de câncer entre britânicos, alertam especialistas.

O número de casos de melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele, subiu 54% em uma década, de acordo com dados da entidade beneficente de fomento a pesquisas Cancer Research UK.

Em 2004, houve 8.939 casos de melanomas malignos na Grã-Bretanha, comparados com 5.783 em 1995.

Segundo a entidade, a incidência de câncer da boca, associado ao fumo e à bebida, subiu 23%.

O total de casos de câncer no rim e no útero - ambos associados à obesidade - também mostraram rápido crescimento nos últimos dez anos, de 14% e 21%respectivamente.

Chocolate protege diabéticos contra doenças cardíacas, diz estudo

Chocolate
Os flavonóides são encontrados no cacau e podem ajudar os diabéticos
O consumo de uma xícara de chocolate amargo enriquecido pode ajudar diabéticos a prevenir doenças cardíacas, segundo um estudo conduzido por cientistas alemães.

O estudo, publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology, sugere que compostos conhecidos como flavonóides, presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate, seriam os responsáveis pela ação benéfica da bebida.

Os flavonóides impulsionam o aumento da produção de óxido nítrico - uma substância química produzida pelo corpo que atua no relaxamento e dilatação das artérias.

Os cientistas ressaltaram que a função arterial é geralmente prejudicada pela diabetes por causa do alto nível de açúcar no sangue, que impede a dilatação das artérias e pode resultar em um aumento na pressão arterial.

De acordo com os resultados da pesquisa, o consumo de chocolate – considerado um alimento a ser evitado por pacientes diabéticos – enriquecido com flavonóides, demonstrou ser eficaz na normalização das funções arteriais dos diabéticos, o que ajudaria a prevenir doenças cardíacas

Hipertensão é 'epidemia silenciosa', diz relatório

União Européia quer reduzir os gastos com tratamentos
A hipertensão representa uma "epidemia silenciosa" – cerca de 70% das pessoas que sofrem da doença desconhecem ter o problema.

A conclusão foi apresentada em um relatório ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, que analisa possíveis medidas para combater as doenças circulatórias e do coração.

Tais enfermidades matam 1,9 milhão de pessoas por ano na União Européia, segundo dados apresentados pelo membro do Parlamento Europeu Georgs Andrejevs, da Letônia.

Ao redor do mundo, a alta pressão sangüínea atinge aproximadamente 1 bilhão de pessoas, número que deve aumentar em 60% até 2025.

"As conclusões significativas do relatório Impacto da Alta Pressão Sangüínea demonstram a urgência para a necessidade de uma ação política nessa área", disse Andrejevs.

"O relatório destaca o impacto global e os desafios da hipertensão na saúde dos cidadãos e alerta para o perigo de negligenciar o efeito da hipertensão como um mero sintoma."

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Alergia a glúten duplica mortalidade

Quem sofre de doença celíaca deve evitar pão
Quem sofre de doença celíaca deve evitar pão
Estudo publicado na última edição do jornal médico inglês The Lancet conclui que índice de mortes entre pacientes que sofrem de doença celíaca - alergia ao glúten existente na farinha de trigo, aveia, etc. - é duas vezes mais alto do que no resto da população.

Esta conclusão contraria a opinião geral de que a doença não é perigosa.

O resultado da pesquisa indica a necessidade de se diagnosticar a doença o mais cedo possível.

Freqüentemente os médicos só reconheçam os sintomas vitais da doença quando ela já está num estágio avançado.

Erro no diagnóstico

Comer certos alimentos que incluem glúten, como o trigo, afeta a superfície dos intestinos de uma pessoa que sofra de doença celíaca.

Em conseqüência, a capacidade de absorção dos nutrientes vitais de todos os alimentos fica afetada.

O resultado desta pesquisa enfatiza a necessidade de se diagnosticar a doença cedo.

Desta forma, os pacientes podem começar uma dieta alimentar rigorosa, livre de qualquer alimento que contenha glúten.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Comer peixe na gravidez pode ajudar criança, diz estudo

Consumir peixe na gravidez tem benefícios duradouros para a criança
Consumir peixe e frutos do mar durante a gravidez pode trazer benefícios a longo prazo para a criança, segundo uma pesquisa britânica.

Crianças de mães que se alimentaram com muito peixe durante a gravidez apresentaram melhores índices de habilidades sociais e de comunicação aos sete anos de idade, segundo o estudo publicado na revista científica Lancet.

Os resultados pode ajudar a contrapor os temores de que o consumo de peixe durante a gravidez oferece eventuais riscos de intoxicação para mulheres grávidas.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos fizeram questionários a 11.875 mulheres grávidas sobre o consumo de peixe e frutos do mar.

Os cientistas acompanharam as habilidades sociais, de comunicação, de coordenação motora e o QI dos filhos e filhas dessas mulheres até a idade de oito anos.

Fatores sócio-econômicos também foram levados em conta além de informações sobre a dieta das mulheres.

Crianças de mães que consumiram menos de 340 gramas de peixe e frutos do mar por semana apresentaram um aumento de 48% no risco de acabarem no grupo de mais baixo desempenho em termos de inteligência verbal.

Um baixo consumo de peixe e frutos do mar durante a gravidez também foi associado ao aumento do risco de a criança apresentar índices baixos de comportamento e de desenvolvimento motor, de comunicação e sociabilidade.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Dieta mediterrânea 'diminui risco de asma em crianças'

futas, legumes, peixes - a dieta mediterrânea
Dieta é rica em frutas, peixes, legumes e verduras
Mulheres que adotam a dieta mediterrânea durante a gravidez – rica em peixes, frutas e legumes - podem estar ajudando a proteger seus filhos contra asma e outras alergias, apontou um estudo conduzido por pesquisadores gregos.

Os cientistas da Universidade de Creta analisaram 468 mulheres e seus filhos da gravidez até as crianças completarem seis anos e meio de idade.

O estudo, publicado na revista Thorax, mostrou que a incidência de asma e outras alergias respiratórias foi 78% menor entre as crianças cujas mães tinham consumido grande quantidade de frutas, verduras, legumes, peixes e nozes durante a gestação.

Em contrapartida, os pesquisadores observaram que a manifestação da asma foi maior entre os filhos das gestantes que haviam comido carne vermelha de três a quatro vezes por semana.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Melancias quadradas

Melancias quadradas
Novidade não sai por menos de US$ 83
Novidade não sai por menos de US$ 83

Um agricultor japonês desenvolveu melancias quadradas que estão sendo vendidas a preço de ouro no Japão.

Há 20 anos, o agricultou, da ilha de Shikoku, teve a idéia de dar formas mais retas à frutas para que elas pudessem ser guardadas nas geladeiras dos consumidores.

Além disso, o formato redondo dificultava que se cortasse a melancia.

Para mudar o design das frutas, os fazendeiros as cultivaram dentro de caixas de vidro.


...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

domingo, 8 de junho de 2008

Fibras 'reduzem risco de câncer de mama em 50%

Pão
O pão integral é uma boa fonte de fibras
Mulheres que ainda não passaram pela menopausa e que comem grande quantidade de fibras podem ter o risco de câncer de mama reduzido pela metade, sugeriu estudo da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha.

O estudo, com 35 mil mulheres, constatou que as mulheres que ingeriam 30 gramas de fibra por dia tinham a metade do risco daquelas que ingeriam menos de 20 gramas.

Os pesquisadores recomendam às mulheres que aumentem sua ingestão diária de fibras.

Especialistas disseram que o estudo divulgado no International Journal of Epidemiology traz mais evidências dos benefícios de uma dieta saudável.

Os britânicos ingerem em média 12 gramas de fibra por dia.

Para consumir, 30 gramas de fibra, uma pessoa precisa comer um cereal de alta concentração de fibras no café da manhã; trocar o pão branco ou de centeio por pão integral e certificar-se de que está ingerindo cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Comer agrião pode diminuir risco de câncer, diz pesquisa

Agrião
Agrião aumenta a quantidade de antioxidantes benéficos
Consumir agrião regularmente pode ajudar a diminuir as chances de desenvolver câncer, segundo uma pesquisa realizada na Irlanda do Norte.

O trabalho da Universidade de Ulster sugere que o agrião reduz o dano ao DNA de glóbulos brancos - considerados como um importante fator que pode desencadear o desenvolvimento do câncer.

O agrião parece aumentar os níveis de compostos benéficos no sangue e cortar os níveis dos compostos danosos.

A pesquisa foi encomendada por uma organização chamada Watercress Alliance (Aliança do Agrião) e publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition. Outros cientistas checam as pesquisas antes da publicação na revista.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

terça-feira, 3 de junho de 2008

O milho e suas riquezas

PRODUTIVIDADE

Em relação ao cultivo de milho, resultados bastante positivos estão sendo apresentados por agricultores do Centro-Sul do país. Com a ajuda de avançadas técnicas, eles registraram um rendimento recorde, em torno de 2,9 ton/ha. Isso comprova a viabilidade dos números de uma pesquisa realizada pelo IBGE, que estima um potencial de 40 milhões de toneladas para a atual área plantada com milho no Brasil.

Para que isso seja possível, basta utilizar a tecnologia existente nas diversas etapas de produção: semente adequada, cuidados com solo, cultura, colheita e armazenamento. Mercado para o consumo deste grande volume de milho é o que não falta.





RIQUEZA DO GRÃO

O grão de milho, quando cortado na vertical, revela seus componentes básicos. São eles:


Endosperma - corresponde à maior parte do grão de milho e é composto basicamente de amido (quase 61%), além de outros 7% de glúten que envolve os granulos de amido e de pequena porcentagem de gordura e demais componentes.

Película - é a parte que recobre o grão. Devidamente processada, ela é empregada como ingrediente em rações animais.

Água - corresponde a aproximadamente 16% do grão de milho. A água também é utilizada no processo inicial de maceração. O liquor resultante da maceração é rico em vitaminas, especialmente do complexo B. Ele é normalmente usado em rações, além de ser aplicado na fabricação de antibióticos

Germe - é a parte vegetativa do grão e fonte de óleo do milho. O germe é um componente importante para alimentos, produtos farmacêuticos e aplicações industriais. As frações remanescentes do germe são processadas e podem ser utilizadas como ingredientes em rações animais.

Fonte: Abimilho

domingo, 1 de junho de 2008

Missoshiru previne o câncer de mama, diz estudo

O missoshiru é a sopa japonesa mais conhecida
O missoshiru é a sopa japonesa mais conhecida

Tomar a sopa japonesa missoshiru pode reduzir o risco de câncer de mama, segundo uma pesquisa feita no Japão.

O Missoshiru é uma sopa de soja que é preparada misturando missô, uma massa feita com grãos de soja, e água fervente. Algas marinhas, legumes e tofu (queijo feito de soja) também são adicionados ao líquido.

A maioria dos japoneses toma a sopa diariamente.

Os pesquisadores do Centro Nacional de Câncer do Japão acompanharam os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres entre 40 e 59 anos por dez anos.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

O CEREAL QUE ENRIQUECE A ALIMENTAÇÃO HUMANA




Consumido pelos povos americanos desde o ano 5 mil a.C., o milho foi a alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos. Os Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e religião e grande parte de suas atividades diárias eram ligadas ao seu cultivo.


Com a descoberta da América e as grandes navegações do século XVI, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz.

No Brasil, o cultivo do milho vem desde antes do descobrimento. Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros.
No final da década de 50, graças a uma grande campanha em favor do trigo, o cereal começou a perder espaço na mesa brasileira. Atualmente, embora o nível de consumo do milho no Brasil venha crescendo, ainda está longe de ser comparado a países como o México e aos da região do Caribe.

O milho é um dos cereais mais cultivados em todos os continentes. Originário da América, espalhou-se por outras regiões logo após o Descobrimento. Cristóvão Colombo trouxe as primeiras sementes à Europa, e os portugueses as levaram até a Ásia. Encontramos hoje aproximadamente 150 espécies de milho, com grande diversidade de cor e formato dos grãos. É um cereal fácil de ser plantado e colhido, seja ele milho duro, doce ou de pipoca.

Muito energético, o milho traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido. As cascas dos grãos são ricas em fibras. Cada 100 gramas do alimento tem cerca de 360 Kcal, sendo 70% de glicídios, 10% de protídeos e 4,5% de lipídios.

Veja a matéria completa no site da Abimilho

Mel é o 'melhor remédio para tosse', diz estudo

mel de abelhas
Mel é reconhecido há séculos por propriedades terapêuticas
Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o mel é o melhor remédio para tosse.

Cientistas da Universidade Estadual da Pennsylvania dizem que componentes encontrados no líquido viscoso e açucarado, reconhecido há séculos por suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e atuam como antioxidantes.

O estudo, publicado na revista especializada Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, analisou 105 crianças entre 2 e 18 anos com tosse forte e freqüente durante a noite.

Os participantes foram divididos em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo, uma de xarope industrializado à base de dextrometorfano (DM) – substância encontrada em vários xaropes existentes no mercado -, e, o terceiro, um medicamento placebo.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com