Polifenóis presentes no produto meio-amargo trariam benefícios |
Em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA), eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.
As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6 g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.
Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sangüínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.
Mas a Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer, e não um tratamento".
Benefícios
A sugestão de que o cacau traz benefícios à saúde não é nova, e pesquisas anteriores haviam sugerido que o alimento poderia inclusive reduzir a pressão sangüínea.
A razão seria a presença dos chamadas polifenóis, presentes no chocolate meio-amargo, mas não no branco utilizado na experiência.
No entanto, até então se pensava que os benefícios só viriam com a ingestão de grandes quantidades de chocolate, que seriam anulados pelos efeitos do alto consumo de açúcar e gordura.
Mas os pesquisadores do Hospital Universitário de Colônia disseram que os benefícios poderiam ser alcançados com a ingestão de uma quantidade equivalente a apenas 30 calorias.
Nenhuma das pessoas que comeram chocolate meio-amargo registrou mudanças no peso ou nos níveis de glicose e lipídios.
Em compensação, registraram uma redução na pressão sangüínea que os pesquisadores classificaram de "pequena, mas notável".
...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário