segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alimentos que ajudam no humor



171220121015133208949-1524x2286- mod.jpg
Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a melhorar o humor.
As químicas cerebrais funcionam muito melhor quando a alimentação é equilibrada e saudável. Alguns alimentos podem fornecer substância e nutrientes que ajudam no bom funcionamento dos neurotransmissores cerebrais como serotonina, noradrenalina, dopamina, que são mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do sistema nervoso, trazendo a sensação de prazer e bem estar.

A Serotonina, noradrenalina, dopamina influenciam na melhora do humor, principalmente nas pessoas que estão com depressão, também reduzem a sensação de dor, relaxam, diminuem a ansiedade, melhoram o sono e a alimentação. Uma alimentação que falta carboidrato ou que contenha excesso de proteína, pode levar a alteração do humor e até mesmo depressão. O ideal é uma dieta equilibrada sempre. Alguns alimentos que ajudam a melhorar o humor:

- O salmão, que é rico em Ômega 3, que tem um ácido graxo essencial poli- insaturado pode ser útil para melhorar o humor.
- O abacate tem sitosterol, uma substancia, que regula o cortisol, hormônio do estresse, também possui magnésio e fibras, que melhora o funcionamento do intestino, o que ajuda a manter o bom humor.
- A aveia tem triptofano, substancia que libera serotonina, que produz sensações agradáveis e de bem estar, melhorando insônia e depressão.
- A banana, tem vitamina B6 ,triptofano e magnésio, ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor, ajudam a prevenir a ansiedade e depressão.
- A castanha do pará, tem selênio, um antioxidante para melhorar o estresse e depressão. - O espinafre e o brócolis contém potássio e ácido fólico, garantem um bom funcionamento do sistema nervoso.
- Os frutos do mar, contém selênio e zinco, que podem melhorar o estado de espírito, a falta de selênio, pode lavar a fadiga, fraqueza e dor muscular.
- A laranja é excelente para momentos de nervosismo, contém vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B.

Tudo deve ser consumido com moderação, em equilíbrio. Para uma dieta perfeita e equilibrada procure sempre um Nutricionista, que estudou para elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades, principalmente se tiver algum problema de saúde ou emocional.

IMPORTANTE: Esse artigo teve colaboração especial e revisão da Nutricionista Luana A. S. Piccolo, e-mail: dlpiccolo@yahoo.com.br / www.nutricionistacampinas.com.br.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/24073/alimentos-que-ajudam-no-humor#ixzz2FJWA9Juz

Nenhum comentário: