segunda-feira, 27 de julho de 2009

Óleo de peixe reduz tumores cancerígenos, diz estudo

Peixes (arquivo)

Ácidos graxos podem ser encontrados em óleos provenientes de peixes

Cientistas da Universidade de Mansoura, no Egito, mostraram que o ácido docosahexanóico (DHA, na sigla em inglês), um ácido graxo Ômega 3 encontrado em óleos provenientes de peixes, pode reduzir o tamanho de tumores e aumentar os efeitos positivos do remédio cisplatina, usado na quimioterapia.

O estudo, liderado pelo professor A.M. El-Mowafy e descrito na revista especializada Cell Division, foi feito com base em experiências com ratos.

A equipe estudou os efeitos do DHA em tumores sólidos em ratos e também investigou como este ácido graxo interage com a cisplatina, medicamento usado na quimioterapia e que causa danos aos rins dos pacientes.

"O DHA já tinha sido associado à proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas, mas havia uma falta de informações particularmente em relação a interação (do DHA) com remédios de quimioterapia", escreveram os pesquisadores.

No seu estudo, os cientistas descobriram que "o DHA extraiu alguns efeitos importantes da quimioterapia e aumentou consideravelmente os da cisplatina. Além do mais, este estudo é o primeiro a revelar que o DHA pode cancelar os danos ao tecido renal, um efeito letal induzido pela cisplatina", afirmou o pesquisador.

Nenhum comentário: