Em plena crise econômica, Mikio Okuda, um pequeno agricultor japonês de Gifu Hashima, na província de Gifu, desenvolveu uma variedade de morango que pode custar de US$ 100 a US$ 500 cada.
O fruto foi apelidado pelo departamento agrícola da província de "morango gigante" - ele tem cerca de 8 centímetros de altura por 6,5 de largura. Além do tamanho, tem uma cor vermelha mais intensa, é cerca de 50% mais doce e três vezes mais pesado do que os morangos comuns.
"Consegui colher um fruto de 91 gramas, mas espero conseguir alguns de até 100 gramas no próximo ano", disse Okuda à BBC Brasil. Em média, um morango grande encontrado no supermercado pesa cerca de 28 gramas.
Esta foi a primeira colheita da variedade, batizada pelo produtor de "bijinhime", ou algo como "bela princesa".
"Quem come esse morango se sente como uma princesa: linda e especial", brinca o japonês.
No entanto, os morangos gigantes ainda não estão à venda. "Vamos começar só no ano que vem e será somente pela internet", explica.
A colheita deste ano foi toda usada para fazer publicidade. A estratégia deu certo e a façanha do agricultor ganhou as páginas dos principais jornais japoneses e foi tema de vários programas de tevê no Japão.
O público alvo dele são celebridades, artistas ou simplesmente quem tem dinheiro. "Quem sabe alguém do Brasil não se interesse. Podemos despachar por avião", sugere o produtor.
O agricultor espera colher até 500 caixas da nova variedade. O pacote deverá vir com, no máximo, cinco unidades de 80 gramas cada.
"Se os morangos forem muito grandes, acima de 90 gramas, vamos colocar somente um na caixa", detalhou o japonês.
No Japão, frutas com preços equivalentes ao de uma jóia são comuns. Há lojas especializadas na venda destas preciosidades. Ali, um melão sai por cerca de US$ 300 e uma manga é vendida por US$ 160.
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