domingo, 1 de março de 2009

Repolho pode prevenir câncer de pulmão, diz estudo

Repolho é rico em substâncias químicas que agem como protetores naturais
Repolho é rico em substâncias químicas que agem como protetores naturais
O consumo de repolho e outras verduras da mesma "família" pode reduzir o risco de câncer de pulmão em 70% das pessoas, indica um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em francês), publicado no jornal científico Lancet.

Essas verduras, chamadas crucíferas, já haviam sido associadas à redução dos índices da doença, mas a razão não havia sido descoberta até essa pesquisa.

Os cientistas envolvidos no estudo concluíram que comer verduras crucíferas pelo menos uma vez por semana reduz o risco de câncer em pessoas com versões inativas de dois genes presentes em 70% das pessoas.

Os dois genes, o GSTM1 e o GSTT1, geralmente protegem o corpo de determinadas toxinas.

Protetores naturais

Verduras como repolho, brócolis e brotos de feijão são ricos em substâncias químicas chamadas isotiocianatos, tidos como protetores naturais contra o câncer de pulmão.

Geralmente os isotiocianatos são eliminados do organismo por enzimas "limpadoras" produzidas pelos dois genes.

Os pesquisadores da Iarc, localizada em Lyon, na França, examinaram 2.168 pessoas com câncer no pulmão e outras 2.168 saudáveis, vindas de Polônia, Eslováquia, República Checa, Romênia, Rússia e Hungria, onde essas verduras fazem parte da dieta básica.

Nenhum comentário: