quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Beber leite previne câncer no intestino, diz pesquisa

garrafas de leite
Segundo cientistas, leite pode reduzir em 12% risco de câncer de intestino
Tomar leite pode reduzir o risco de câncer no intestino, segundo pesquisadores americanos.

Cientistas do Brigham and Women's Hospital descobriram que beber meio litro de leite por dia tinha leva a uma queda de 12% no risco de desenvolver a doença.

Eles analisaram os resultados de dez pesquisas, que, no total, avaliaram cerca de 500 mil pessoas, das quais 5 mil contraíram câncer de intestino.

Os resultados do estudo dos cientistas americanos foram publicados no Journal of the National Cancer Institute.


Regime alimentar


O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto, é a terceira forma mais comum da doença no mundo.

Há indicações de que diferentes regimes alimentares podem explicar por que a incidência de câncer varia de país para país.

Pesquisas anteriores com animais indicam que o cálcio, obtido principalmente de leite e seus derivados, pode proteger contra a doença.

Os pesquisadores americanos avaliaram o consumo de diferentes produtos lácteos que são fonte de cálcio.

No entanto, constataram que só o leite está ligado à redução de risco de câncer, especialmente câncer de cólon e reto.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Amamentar reduz risco de diabetes em mães, diz estudo

Mãe amamentando filho
Leite materno é altamente nutritivo
Amamentar pode diminuir o risco de mães desenvolverem diabetes tipo 2, segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard.

De acordo com os cientistas, o ato de amamentar por um ano foi associado a uma queda de 15% nos riscos de desenvolver a doença.

Cada ano extra de amanentação foi associado a uma redução ainda maior do risco.

O estudo, publicado no Jornal da Associação Médica Americana, concluiu que o efeito protetor dura por pelo menos 15 anos depois do último período de amamentação da mãe.

O estudo também sugere que se uma mulher tiver dois filhos e amamentar os dois por um ano cada um, ela diminui em um terço o risco de desenvolver a doença.

Mas, aparentemente, a amamentação não tem efeito sobre as mulheres que tinham diabete na gravidez.

O estudo também sugere que mulheres que tomam remédios para evitar a lactação aumentam o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.


...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Estudo esclarece como dieta gordurosa causa diabetes

Análise genética
Atividade de um gene é inibida pelo excesso de gordura
Pesquisadores afirmam ter descoberto como uma dieta rica em gorduras pode aumentar o risco de diabete de tipo 2.

Uma equipe da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriu que comer muita gordura acaba levando a um bloqueio na produção de uma enzima essencial para produzir o hormônio insulina.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira e publicado na revista científica Cell, foi realizado em ratos, mas os pesquisadores acreditam que sua descoberta levará a novas formas de tratamento e prevenção do distúrbio no ser humano.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Dieta rica em vegetais reduz risco de derrame

Suco e frutas
Frutas são parte de uma dieta saudável
Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet.


Aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias.


O estudo analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Suco de beterraba pode baixar pressão, diz estudo

Beterraba

O consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente, segundo uma pesquisa britânica publicada na revista online especializada Hypertension.

Aparentemente, a substância chave parece ser o nitrato, também encontrado em vegetais verde-escuros e folhosos.

Os pesquisadores concluíram que, em voluntários saudáveis, a pressão arterial diminuiu uma hora depois de consumido o suco, mas o efeito era ainda mais forte depois de três a quatro horas, e continuava a ser sentido até 24 horas depois de tomada a bebida.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

Chá verde pode ajudar no combate ao HIV, diz estudo

Chá verde
Chá verde foi ligado à vários benefícios à saude
Consumir chá verde pode ajudar no combate contra o HIV, o vírus da Aids, de acordo com uma nova pesquisa.

Cientistas britânicos e americanos descobriram que um componente chamado epigallocatechin gallate (EGCG) evita que o HIV se ligue às células do sistema imunológico, chegando a estas células primeiro.

Uma vez que o EGCG se liga às células do sistema imunológico, não sobra espaço para o HIV se instalar da forma habitual.

Mas os especialistas afirmam que o trabalho, que foi publicado na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology, está em um estágio preliminar.

"Nossa pesquisa mostra que beber chá verde pode reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e também pode desacelerar a proliferação do HIV", disse Mike Williamson, pesquisador da Universidade de Sheffield.

"Não é uma cura e nem é uma maneira segura de evitar a infecção. De qualquer forma, sugerimos que deveria ser usado junto com remédios tradicionais para melhorar a qualidade de vida para os que foram infectados", acrescentou.

...Veja este artigo completo no site da BBC Brasil.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Linhaça pode bloquear o câncer de próstata

Eficiência da linhaça foi provada em outras pesquisas
Eficiência da linhaça foi provada em outras pesquisas


Uma dieta rica em linhaça - a semente do linho - parece reduzir o tamanho e a gravidade de tumores de próstata em ratos, dizem cientistas.

Mas a quantidade de linhaça ingerida pelos ratos durante a experiência é muito alta e pouco realista, levando-se em consideração a dieta humana.

A dieta também é composta de fibras e de uma resina vegetal que controla o metabolismo do estrogênio e da testosterona.

...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Café Pode Reduzir Câncer de Pele

Cafeína impediria divisão celular, segundo estudo
O consumo de café pode reduzir o risco de desenvolver o câncer de pele, segundo estudo realizado na Wayne State University, em Detroit, nos Estados Unidos.


Em artigo publicado no European Journal of Cancer Prevention, os cientistas dizem ter descoberto que a prevalência da forma menos maligna da doença (não-melanoma) caiu em pelo menos 30% nas pessoas que tomavam seis ou mais xícaras de café por dia.


Naquelas que consumiam duas ou três xícaras diárias, o risco era 12% menor.


"Entre as possíveis explicações para o efeito protetor da cafeína estão o seu efeito antioxidante ou o fato de ela inibir a síntese de DNA e as divisões celulares, ajudando a evitar o alastramento das células cancerígenas", disse Ernest Abel, um dos autores da pesquisa.


...Veja este artigo completo no site da BBCBrasil.com